Os inseticidas devem ser evitados ao máximo, devido ao seu dano ambiental e à saúde humana, mas ainda são os principais meios de combate em áreas urbanas.
São eficazes e práticos de se usar quando se deseja mortalidade rápida. Devem ser aplicadas formulações apropriadas para uso domiciliar e, mais que isso, são necessários cuidados especiais, pois todos os produtos, em maior ou menor escala, são tóxicos. Tratamentos em larga escala devem ser realizados por profissionais qualificados (dedetizadoras).
Como devem ser aplicados os baraticidas (inseticidas) nas residências:
A aplicação deve ser feita nos locais onde as baratas se escondem durante o dia: atrás de geladeiras, debaixo de pias, ralos, fogões, móveis, entre outros. Deve também abranger quadros, parte de trás dos móveis, estantes, cadeiras, frestas, bem como batentes de portas.
Principalmente na cozinha (embaixo de pias, armários e frestas, fogão, geladeira, despensa), é necessário esvaziar gavetas e armários para que a aplicação seja eficiente. Vale ressaltar os cuidados que deve-se ter com os animais e plantas quando da utilização desses inseticidas, para isso deve-se sempre ter a orientação de um profissional (dedetizadora), que normalmente recomenda a retirada dos animais e plantas. Em caso de utilização de inseticidas domésticos (aerossóis), deve-se ter uma orientação do fabricante, na embalagem do produto, ou através de seus canais de atendimento SAC.
Em eletrodomésticos não se recomenda a aplicação de líquido algum, usa-se um pouco de pó seco, em fina camada.