Nesses ambientes se faz necessário um profissional especializado (dedetizadora) para a aplicação do Controle Integrado de Pragas, pois o risco de contaminação dos alimentos através dessas pragas é enorme.
O MIP (Manejo Integrado de Pragas) também é muito utilizado, apesar de não extinguir as pragas, sua utilização e métodos fazem reduzir sua população a nível de controle.
A aplicação deve visar, principalmente, as fendas e locais de armazenagem.
O tratamento inicial deve receber atenção especial, abrangendo todos os locais onde as baratas se proliferam e os esconderijos. Posteriormente, devem ser feitos tratamentos periódicos de manutenção, que podem abranger apenas alguns trechos do ambiente e são realizados em intervalos que variam de acordo com o local e época do ano. Esses tratamentos podem ocorrer em intervalos de apenas 15 a 20 dias (no verão), até intervalos de 2, 3, 4 ou mais meses (no inverno ou em locais onde o ambiente não é tão propício).
Deve-se ter extremo cuidado ao aplicar formulações. Algumas devem ser restritas a pessoal especializado (dedetizadora), cientes dos perigos que os envolvem e em locais adequados, por se tratar de ambiente alimentício, evitando contaminação de alimentos e outros possíveis danos.